Pesquisar neste blogue

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Frank Lloyd Wright



Arquitecto Norte Americano que nasceu em Richland Center no ano de 1867,
É responsável por mais de mil projetos, dos quais mais de quinhentos foram construídos, influenciou os rumos da arquitetura moderna com suas ideias e obras e é considerado um dos arquitetos mais importantes do século XX.
Os seus principais e mais vistosos trabalhos foram sem dúvida a Casa da Cascata na Pensilvânia e o Museu Guggenheim em Nova Iorque.
Ganhou  a medalha de ouro pelo Royal Institut of British Architects em 1941 
Faleceu em Phoenix, em 1959.


Casa da Cascata, construída em 1936.
Casa da Cascata, construída em 1936.


A Casa da Cascata foi desenhada em 1934 e construída em 1936 no sudoeste rural da Pensilvânia. A sua principal característica é o facto de ter sido erguida parcialmente sobre uma pequena queda de água, servindo-se assim dos elementos naturais ali presentes, como a água e a vegetação que a rodeia, como constituintes da composição arquitectónica.





Exterior Museu Guggenheim



Interior Museu Guggenheim


Por sua vez o museu Guggenheim foi construído em 1956 sendo concluido três anos depois, em Nova Iorque.
Foram impostas algumas especificações por Solomon Robert Guggenheim a Lloyd Wright bastante difíceis de transpor em termos arquitetónicos. O edificio não poderia ser de forma alguma comparado com qualquer outro museu já existente. 
A solução encontrada por Frank foi única e remete para os ideais visionários do início do século XX, correspondendo à linguagem abstrata dos quadros do museu.
 O Museu só foi inaugurado em 21 de Outubro de 1959, após a morte de Wright, que morreu seis meses antes da obra estar concluída.

 

http://www.algosobre.com.br/biografias/frank-lloyd-wright.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Frank_Lloyd_Wright
http://educacao.uol.com.br/biografias/frank-lloyd-wright.jhtm

Mariana Monteiro

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Louis Khan




Louis Isadore Kahn é um dos maiores arquitectos Modernos Americanos do século XX. Produzindo grandes construções expressivas com materiais simples. 
Nasceu na Estônia, em 1901 a sua família mudou-se para os Estados Unidos Filadélfia, quando Kahn tinha apenas 5 anos. Foi naturalizado americano em 15 de maio de 1914.

É provavelmente mais conhecido, segundo o site, pela construção do Palácio da Assembleia Nacional, em Bangladesh, que trouxe a democracia àquele país. 

Palácio da Assembleia Nacional, Bangladesh

"Não se converte em filósofo quem lê filosofia, se converte em filósofo quem nasce capaz de pensar" Louis Kahn

Salk Institute, La Jolla, California, USA


Esherick Residence (1958), Philadelphia by Louis I. Kahn

Yale University Art Gallery  



http://pt.wikipedia.org/wiki/Louis_Kahn
http://arquitetandoideias.blogspot.com/2010/08/meu-arquiteto-louis-kahn.html
http://designmuseum.org/design/louis-kahn
http://archdoc.mr926.me/ad-classics-yale-university-art-gallery-louis-kahn-archdoc/4900/

Sofia Caetano





Casa Truffle

No seguimento do grupo I, das aulas de Laboratório não ter conseguido fazer apresentação completa do seu trabalho, "Habitar com os Quatro Elementos", vai se falar e mostrar um vídeo da Casa Truffle, também conhecida como Casa Caverna, situada na Galiza.
O projecto e o próprio método construtivo, na minha opinião é o mais atraente nesta casa, aqui faz se sentir como projectar com os quatro elementos.

Começou-se por fazer uma escavação, onde foi colocado um volume de fardos de feno e inundou-se o espaço entre a terra e o ar de betão derramado que envolveu o ar e protegeu-se com o solo. Mais tarde foi envolvido por terra de forma a criar a sua resistência característica.

Fez-se alguns cortes até descobrir-se o seu interior cheio de feno, agora comprimido pela pressão exercida pelo betão sobre a estrutura vegetal frágil. Esses cortes foram também aproveitados sobre a forma de vãos, mais tarde foram colocados uma porta e uma janela.

De forma a retirar o seu interior, colocou-se a famosa vaca Paulina, que se alimentou durante 1 ano com 50m3 de alimento. Ela comeu o volume interior e espaço apareceu pela primeira vez sobre forma arquitectonica depois de ter sido um abrigo para o animal.

Os resultados estão a vista, um espaço bem iluminado, com luz natural criando um ambiente saudável, confortável, acolhedor e agradável através de um vão com vista sobre o Oceano Atlântico.

A sobriedade na decoração, as paredes nuas em tons de cinza prata, casa de banho, pia, lareira e um quarto, faz da Casa Truffle, um grande cartão de visita ou até mesmo de ideias futuras para uma casa de fim de semana a preços acessíveis.




By: Ana Pedro Pimentel

domingo, 20 de novembro de 2011

Cofragem

Também chamada de molde a cofragem é um elemento construtivo utilizado para que materiais como o betão armado adquiram a forma desejada numa determinada estrutura ou construção.
Normalmente é constituída por placas de madeira ou metal, embora também existam em materiais plásticos, como é o exemplo das formas em poliestireno expandido, vulgo esferovite, ou polietileno para zonas ocas.
A cofragem é utilizada desde o tempo dos romanos.





Ana Morgado

sábado, 19 de novembro de 2011

Villa Adriana

A Villa Adriana é um complexo situado em Tivoli, perto de Roma, constituído por vários edifícios clássicos, tendo sido criada no século II pelo Imperador romano Hadriano. A Villa é composta por elementos herdados da arquitectura egipcia, grega e romana. No entanto após a morte de Hadriano foi progressivamente sendo abandonada e  mais tarde é mesmo saqueda várias vezes devido a invasões bárbaras, caindo por fim em esquecimento. Apenas no século XV volta a ser alvo de atenções e por isso são feitas escavações para recuperação do seu esplendor.
O complexo tem 120 hectares e contem quatro aquedutos, muito importantes tanto para as funções vitais do homem como mais especificamente para as termas e continha ainda várias pedreiras que forneciam material necessário às construções.
A Villa encontra-se dividida em quatro partes:
·         A primeira engloba o Teatro Grego e o Templo de Afrodite de Cnido;
·         A segunda contém o Teatro Marinho, a Biblioteca de Latim e a Grega, o Palácio Imperial e a “Piazza d’Oro”;
·         A terceira compreende os Pecile, o Estádio e os edificios assiciados a este, a terma grande e a pequena, o “Canapus”, o “Serapeum” e o “Cento Camerelle”;
·         E por fim  a quarta parte inclui “the Lily Pond”, a Torre de Roccabruna e a Academia.


No site seguinte pode ver-se uma planta da villa com todos os edificios e espaços legendados: http://www.archeoroma.com/villa_adriana.htm 


 
Grupo C

Martin Rauch

A propósito da recente aula teórica com o professor Jorge Cruz Pinto, eis algumas informações sobre Martin Rauch e a construção em taipa.


Nascido em Schlins (Áustria) em 1958, Martin Rauch optou pela formação de ceramista na Academia de Artes Aplicadas de Viena, tendo-lhe sido oferecido um contacto profundo com o tecnicismo do barro. Mais tarde, faz voluntariado em África, permitindo-lhe uma maior proximidade com as técnicas construtivas que usam de forma optimizada os recursos locais. Assim, começou por desenvolver pequenos elementos estruturais e a apurar técnicas construtivas. Hoje, Rauch trabalha na construção e promoção da Arquitectura de Terra, um pouco por todo o mundo.
Desde 1990 que Martin Rauch começou a projectar e a desenvolver edifícios com recurso à terra crua, recorrendo essencialmente à taipa, como principal técnica construtiva.
Desde 2003, Rauch dá palestras na Universidade de Arte e Design industrial em Linze. Desde 2010 é professor honorário da Unesco, na cadeira de Arquitectura de Terra.
Um dos projectos mais conhecidos do ceramista e escultor é escola “Handmade School” em Rudrapur, no Bangladesh. Pretendia-se utilizar técnicas e materiais tradicionais da cultura local, num contexto de contemporaneidade e sustentabilidade.

Outro projecto emblemático é casa do próprio, em Schlins, em parceria com o arquitecto Roger Boltshauser, que tem sido alvo de inúmeras visitas de estudo, fazendo parte do roteiro de “turismo arquitectónico” do centro da Europa. A casa, concluída em 2008, encontra-se implantada numa colina, sendo construída com materiais locais. As paredes são em taipa, com as juntas entre as várias camadas “fechadas” com peças cerâmicas.
Mais alguns exemplos de obras de Martin Rauch:
Jardim de Infância. África do Sul
Edificio habitacional para crianças com deficiencias motoras. Joanesburgo, África do Sul

Conceito Earth Works. Gmunden, Áustria 

Recuperação de casa. Suiça

Conclui-se portanto, que ao longo de duas décadas de procura e investigação, Martin Rauch tem sido capaz de implementar novamente técnicas tradicionais ligadas aos materiais milenares na concepção dos edifícios contemporâneos, tornando-se assim, um perito de grandeza internacional neste campo colaborando intensamente com artistas e arquitectos de todo o mundo.

Fontes:
http://www.basehabitat.ufg.ac.at/earthworks/martin.html (Acedido em 17 de Novembro de 2011)


Catarina Loureiro

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Regras de dimensionamento de degraus

As escadas são um meio não mecânico que permitem a ligação entre planos de níveis diferentes, compostas por:
  • Degraus (pisos + espelhos)
  • Pisos (pequenos planos horizontais que constituem a escada)
  • Espelhos (planos verticais que unem os pisos)
  • Patamares (pisos de maior largura que sucedem os pisos normais da escada, geralmente ao meio do desnível do pé direito, com o objectivo de facilitar a subida e o repouso temporário do usuário da escada)
  • Lances (sucessão de degraus entre planos a vencer, entre um plano e um patamar, entre um patamar e um plano e entre dois patamares) 
  • Guarda-corpo e corrimão (protecção em alvenaria, balaústre, grades, cabos de aço etc na extremidade lateral dos degraus para a protecção das pessoas que utilizam a escada)
Tipos de escadas:


Dimensionamento de escadas segundo a NBR 9077 (Saídas de Emergência em Edificações) e a NBR 9050/2004 (Norma de Acessibilidade):

As dimensões dos pisos e dos espelhos devem ser constantes em toda a escada, seguindo então, alguns parâmetros de construcção:

  • 0,28 metros < pisos < 0,32 metros;
  • 0'16 metros <espelhos< 0,18 metros;
  • 0,63 metros < pisos + 2 x espelhos < 0,65 metros;
  • Largura mínima de escadas fixas = 1,20 metros;
  • Distância entre o primeiro e/ou o último degrau de um lance de escada e a área da circulação adjacente = 0,30 metros;
  • Existência de patamares em escadas fixas = No mínimo, a cada 1,20 metros de desnível ou sempre que houver mudança de direcção;
  • Obrigatoriedade de instalações de corrimãos e de guarda-copos nos dois lados das escadas fixas e das rampas construídas em materiais rígidos, fixados à parede ou às barras de suporte, de modo a oferecerem condições seguras de utilização;
  • Forma e estrutura do corrimão = Secção circular entre 3,5 e 4,5 centímetros de diâmetro.
  • Espaço entre a parede e o corrimão = Mínimo 4 centímetros;
  • Regra de segurança para crianças e para indivíduos com problemas de visão e de mobilidade = Prolongamento dos corrimãos 0,30 centímetros antes do inicio e depois do fim das escadas ou das rampas;
  • Altura dos corrimãos em relação ao piso para adultos = 0,92 metros;
  • Altura dos corrimãos em relação ao piso para crianças = 0,70 metros;
  • Corrimãos continuos e sem Interrupção nos patamares.



Esta foi apenas uma síntese sobre as regras de dimensionamento de degraus, contudo podem encontrar muito mais informação no site acima referido.

Espero que vos tenha sido útil,

Diana Martins

Dudock (continuação)

Câmara Municipal, Hilversum (1928-1931)


Cité Universitaire, Collège Neerlandais, 1939, Paris, França


Ana Morgado

Dudock

Wilem Marinus Dudock (1884, Amestardão/1974, Hilversum) foi em arquitecto modernista, holandês.
Nos primeiros 10 anos da sua carreira arquitectónica construiu fortalezas defensivas e quartéis para o exército holandês. Em 1927 tornou-se um arquitecto da cidade de Hilversum, perto de Amestardão, na Holanda. Nesta função coordenou a expansão da cidade e projectou os principais edifícios públicos, bem como cerca de 75 casas.
O uso da assimetria, dos beirais e de outros elementos do seu marco Prefeitura foram claramente influências de Frank Lloyd Wright e da Escola de Chicago. Dudock continuou a produzir estruturas modernistas em Hilversum até 1960 e teve influências internacionais.
Projectou ainda edifícios em Paris como Collége Neerlandais na Cité Universitaire, um centro cultural em Bagdá e um cinema em Calcutá.
Dudock recebeu a Medalha de Ouro RIBA em 1935 e a Medalha de Ouro AIA em 1955.

Ana Morgado

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Técnicas de Construção - Gaudi, LA PEDRERA

Visto que tenho andado a fazer pesquisa sobre La Pedrera do Gaudi para o trabalho de Cultura encontrei um filme que contem umas informações, técnicas de construção, interessantes e que até podem ser utilizadas neste nosso projecto: Vejam bem como é estruturada esta obra e também a garagem. É relacionada com o corpo Humano, sendo "o esqueleto" as traves de ferro e "a pele" as curvadas e irregulares paredes. Esta técnica possibilita uma total transformação dos espaços interiores pois não há "paredes mestras", sendo tudo suportado pelas traves de ferro. Aqui têm o filme:

www.youtube.com/watch?v=eEY2XvzlOl4 - Estrutura
www.youtube.com/watch?v=T3bWYbjjuvc - Garagem


As outras duas partes do filme também são muito interessantes, mostrando mais exemplos em que Gaudi desafia a gravidade ao limite (por exemplo com as escadas no meio do átrio).

Enjoy!

Catarina Reynolds Brandão

domingo, 13 de novembro de 2011

Abóbodas de Pedra

Da parede à cobertura, soluções de continuidade construtiva em pedra:

Tipologias e métodos construtivos



Irlanda, Idade do Bronze




















Escócia , construção Celta
















Banhos Romanos de Gerasa, Jordânia


















Abóboda Medieval, Marselha













Pombal do Sec.XVI, Escócia




















Banhos Turcos Cagaloglu Hamami em Sultanahmet Istanbul, Turquia










Stone Dome, instalação de James Turrell, Camberra, Austrália

Holocaust Memorial _Greater Miami Jewish Federation_Kenneth Treister