Pesquisar neste blogue

sábado, 19 de novembro de 2011

Martin Rauch

A propósito da recente aula teórica com o professor Jorge Cruz Pinto, eis algumas informações sobre Martin Rauch e a construção em taipa.


Nascido em Schlins (Áustria) em 1958, Martin Rauch optou pela formação de ceramista na Academia de Artes Aplicadas de Viena, tendo-lhe sido oferecido um contacto profundo com o tecnicismo do barro. Mais tarde, faz voluntariado em África, permitindo-lhe uma maior proximidade com as técnicas construtivas que usam de forma optimizada os recursos locais. Assim, começou por desenvolver pequenos elementos estruturais e a apurar técnicas construtivas. Hoje, Rauch trabalha na construção e promoção da Arquitectura de Terra, um pouco por todo o mundo.
Desde 1990 que Martin Rauch começou a projectar e a desenvolver edifícios com recurso à terra crua, recorrendo essencialmente à taipa, como principal técnica construtiva.
Desde 2003, Rauch dá palestras na Universidade de Arte e Design industrial em Linze. Desde 2010 é professor honorário da Unesco, na cadeira de Arquitectura de Terra.
Um dos projectos mais conhecidos do ceramista e escultor é escola “Handmade School” em Rudrapur, no Bangladesh. Pretendia-se utilizar técnicas e materiais tradicionais da cultura local, num contexto de contemporaneidade e sustentabilidade.

Outro projecto emblemático é casa do próprio, em Schlins, em parceria com o arquitecto Roger Boltshauser, que tem sido alvo de inúmeras visitas de estudo, fazendo parte do roteiro de “turismo arquitectónico” do centro da Europa. A casa, concluída em 2008, encontra-se implantada numa colina, sendo construída com materiais locais. As paredes são em taipa, com as juntas entre as várias camadas “fechadas” com peças cerâmicas.
Mais alguns exemplos de obras de Martin Rauch:
Jardim de Infância. África do Sul
Edificio habitacional para crianças com deficiencias motoras. Joanesburgo, África do Sul

Conceito Earth Works. Gmunden, Áustria 

Recuperação de casa. Suiça

Conclui-se portanto, que ao longo de duas décadas de procura e investigação, Martin Rauch tem sido capaz de implementar novamente técnicas tradicionais ligadas aos materiais milenares na concepção dos edifícios contemporâneos, tornando-se assim, um perito de grandeza internacional neste campo colaborando intensamente com artistas e arquitectos de todo o mundo.

Fontes:
http://www.basehabitat.ufg.ac.at/earthworks/martin.html (Acedido em 17 de Novembro de 2011)


Catarina Loureiro

Sem comentários: