Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

LEVANTAMENTO_Ermida de São Jerónimo


O primeiro exercício do semestre, dedicado à matéria PEDRA, será o levantamento da Capela/Ermida de São Jerónimo.

A capela será aberta APENAS Sexta-Feira, dia 7 das 15 às 16h. O espaço exterior pode ser visitado a qualquer altura.

Procurem mais informações sobre este edifício.

http://www.igespar.pt/pt/patrimonio/pesquisa/geral/patrimonioimovel/detail/70633/

7 comentários:

PMonteiro disse...

Boa noite pessoal!!! vou mandar po mail da turma um documento com as medidas maximas (no chão) da Eremita, são as que o meu grupo tem, n devem estar todas iguais às vossas mas próximas xD.

PMonteiro disse...

Amanha espero também mandar das aturas e profundidades dos degraus, portas e janelas, os da entrada principal e da entrada da Sacristia, tudo o que o meu grupo tiver. Boa sorte e bom f.d.s!!

bjinhos e abraços xD

PMonteiro disse...

alturas*

. disse...

Olá a todos. encontrei este site com muita informação útil e as plantas horizontais da Ermida de São Jerónimo, já enviei para o email de turma, o site é este: http://www.monumentos.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=4064

Beijinhos e bom trabalho
Sofia Caetano

PMonteiro disse...

Olá pessoal, mandei mais algumas medidas que tinha po mail.

Já vi o link que a Sofia encontrou e é bem fixe!! xD, dá-nos um cheirinho do que nos espera também no interior!!

Bom Trabalho e Té amanha

PMonteiro

. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
. disse...

Hello Turma!

Está aqui o texto que o nosso grupo escreveu sobre a ermida. Espero que vos ajude.

Beijinhos
Maria Mendes

Ermida de São Jerónimo

A ermida ou capela de São Jerónimo, localizada na freguesia de São Francisco Xavier, em Lisboa, foi construída em 1514, dentro dos terrenos do Mosteiro dos Jerónimos.

A sua construção está ligada ao arquitecto Diogo de Boitaca (que projectou igualmente o Mosteiro dos Jerónimos), no entanto, a conclusão da obra aparece ligada ao nome do arquitecto Rodrigues Afonso.

A ermida apresenta uma planta quadrangular, quatro pináculos retorcidos e as suas paredes e tecto são suportados por quatro “gigantes”. Cada canto da capela é decorado por gárgulas, que têm a particularidade de serem todas diferentes, e a porta principal, virada a ocidente, apresenta o escudo real encimando por uma coroa e ladeado por duas esferas armilares, símbolos indiscutíveis do estilo Manuelino e que evocam o período áureo dos Descobrimentos portugueses.

No interior, destaca-se o tecto de abóbada de nervuras. A ermida teve, em tempos, três altares mas actualmente apresenta apenas um, construído já neste século, mas utilizando os azulejos sevilhanos dos antigos altares.

Foi com as transformações do século XIX que a ligação da ermida ao Mosteiro dos Jerónimos se desfez, uma vez que a dispersão dos bens dos monges atingiu também a propriedade.

Desde 1943 que a ermida de São Jerónimo possui a classificação de Monumento Nacional e actualmente está integrada no conjunto patrimonial do Mosteiro dos Jerónimos e da Torre de Belém.