Marcus Vitruvius Pollio foi um famoso arquitecto romano no século 1 aC. Pouco se sabe sobre sua infância. . Pensa-se que terá nascido em Verona, embora isso não tenha sido totalmente provado.
Na sua vida, Vitruvius tornou-se famoso como arquitecto do imperador Augusto e pela sua obra "De architectura", que é um resumo da sua própria experiência no campo da arquitectura.
A obra, composta por 10 volumes, foi escrito por volta de 15 aC e dedicado ao imperador. É considerada a única fonte directa na arquitectura antiga e tinha uma influência considerável sobre a Idade Média e no Renascimento. Nos seus livros, Vitruvius explica a teoria da ordem arquitectónica de pilares, bem como as formas e tipos de templos e regras introduzidas para a concepção de casas.
Juntamente com a arquitetura real, ele também tratou objetos técnicos, por exemplo, o chamado "Tímpano" (para o transporte de água), moinhos de farinha, fontes termais, relógios e várias ferramentas técnicas que auxiliam a construção.
Grandes escritores arquitectónico do século XV ao XVII, incluindo Alberti, Vignola, Palladio e Selio basearam as suas teorias em Vitrúvio "De architectura".
A primeira edição impressa do trabalho de Marcus Vitruvius Pollio apareceu em Roma em 1486, o primeira edição ilustrada foi publicada em 1511, em Veneza.
http://www.vitruvius-pollio.com/
Sofia Damásio
1 comentário:
Vitruvio foi de facto o primeiro Tratadista da Arquitectura e a publicação do seu trabalho no sec. XVI atesta o renascer (daí o termo Renascimento) do interesse pela Arquitectura Clássica e pelas suas regras.
João Pernão
Enviar um comentário